“Marcado na sua infância e juventude pela geografia da mítica Póvoa de Varzim, Luís Costa trouxe para Braga, onde se radicou durante a década de quarenta, muita da memória colectiva poveira, que agora molda em formato literário, contribuindo desta forma superior para a afirmação da identidade sui generis da grande praia e do grande porto piscatório do Norte de Portugal.
“A Póvoa de Varzim é uma terra muita rica em valores económicos, sociais e humanos, riqueza muito bem compreendida por este autor veterano, que encontra neste filão plural um legado de excepcional importância para as novas gerações. Ligada a todos os roteiros turísticos e sentimentais a Póvoa constitui uma das grandes legendas do modo de ser português. Daí que estes Contos Poveiros assumam um valor sociológico e antropológico particular, tendo em conta a evocação de figuras, lugares, práticas, usos e costumes que o tempo transformou em lendas, em mitos e em património imaterial que importa salvaguardar. Brinda-nos a terminar esta colectânea o autor com cinco Contos da Terra Verde, para deliciar o leitor com outras tantas narrativas sobre o universo histórico e humano da cidade de Braga e sua região, o que por si só é garante de interesse e merecedor de admiração.”, refere a propósito Fernando Pinheiro, o editor.
Luís Costa é natural de Coimbra onde nasceu em 1921. Com 5 anos fixou-se na Póvoa de Varzim. Em 1946, foi trabalhar para Braga a área dos espectáculos, elaborando artigos para os jornais Correio do Minho e Diário do Minho. Colaborou igualmente com o Comércio da Póvoa, O Cávado, a Rádio Renascença e a Antena Minho. Escreveu centenas de artigos sobre Braga, cidade sobre a qual dirigiu inúmeras visitas-guiadas com alunos e turistas nacionais e estrangeiros. Apresentou comunicações em colóquios, sobre várias tradições etnográficas da Póvoa e de Esposende, assinou trabalhos no Boletim Cultural da Câmara da Póvoa de Varzim e na revista “Minia”, entre outras. É sócio fundador da “Aspa” e da “Autores de Braga” (1990 – 2005) e ainda sócio de várias associações bracarenses. Publicou vários livros na área da História. Presentemente, com 85 anos de idade, lecciona na Universidade Bracarense Autodidacta da Terceira Idade." Fontes: Texto - Correio do Minho - 7/11/006 Cartaz - Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim (aquando da respectiva apresentação)
|